Recomendo a obra de Antonio Ozório Nunes que impressiona pela propriedade como lida com o tema do conflito escolar. Uma obra que nós educadores compromissados com a paz pessoal e social, não podemos deixar de ler. Uma obra que aborda a violência escolar, a indisciplina, o bullying, e nos inspira às práticas restaurativas no contexto escolar.
Trata-se de uma obra com 3 volumes onde o autor, Leonardo Boff, nos leva a consciência que não estamos sozinhos. A hospitalidade, a convivência e o comer e beber juntos faz parte de um aprendizado para vivermos em paz.
"TOSCO "Um jovem comum, reflexo de tantos outros empenhados em viver ou, muitas vezes, apenas sobreviver. O "TOSCO" parece ser um sujeito sensível e de boa índole, porém suas ações o contradizem. É comum ser manipulador e agressivo ao externo. Mas, como também acontece na vida das pesssoas, as oportunidades aparecem, e estas, por vezes são aproveitadas, outras despediçadas. De forma simples e direta, Tosco reflete sobre a condução da própria vida. Faz uma leitura de algumas razões afetivas envolvidas em seus comportamentos e atitudes. O caráter educativo do material desmistifica a origem da violência e a retrata de forma como acontece na sociedade. Isso proporciona ao leitor uma reflexão sobre as possibilidades de escolha e a importância em assumir as consequências pelas opções."
O autor, Gilberto Mattje é psicólogo, filósofo, mestre em Psicologia Social e da Saúde, além de professor universitário. O livro foi lançado em 2009 em Campo Grande/MS.